Pequenos Corações vencendo batalhas – MARINGÁ

Fonte:http://www.luizdopostinho.com.br/noticias/447-dia-municipal-de-conscientizacao-da-cardiopatia-congenita.html

Dia Municipal de Conscientização da Cardiopatia Congênita

Sex, 11 de Fevereiro de 2011 13:12
E-mail Imprimir PDF

Em segunda discussão foi aprovado projeto dos vereadores Luiz do Postinho (PRP) e Marly Martin Silva (DEM) que institui o Dia Municipal de Conscientização da Cardiopatia Congênita, que será no dia 12 de junho, integrando o calendário oficial da cidade.

A idéia surgiu após o contato da Márcia Adriana Saia Rebordões, presidente da Associação de Assistência à Criança Cardiopata – Pequenos Corações, entidade que atua em todo o território nacional, na assistência e apoio às famílias de crianças cardiopatas.

Cardiopatia congênita é uma doença na qual há anormalidade da estrutura ou função do coração que está presente no nascimento. É uma das principais causas de defeito de nascimento e óbitos no mundo inteiro. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de cada mil crianças nascidas vivas, pelo menos oito têm problemas no coração (cardiopatia congênita). A estatística não seria problema, se todas elas recebessem o tratamento adequado. Das seis milhões de crianças que nascem por ano no Brasil, em torno de 45 mil tem o problema, mas perto de 25 mil não são operadas, principalmente pela falta de vagas.

A AACC Pequenos Corações, juntamente com as famílias das crianças portadoras de cardiopatias congênitas, dos adultos portadores de cardiopatias congênitas e os profissionais que trabalham com eles está unindo forças para que o dia 12 de junho seja proclamado em todos os Estados da República Federativa do Brasil o “Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita”. Em muitos países do hemisfério norte, essa data já é institucionalizada e faz parte do calendário, a exemplo dos Estados Unidos, onde foi instituído o dia 14 de fevereiro.

É nesse sentido que gostaria de pedir voto favorável, para que nossa cidade venha somar esforços em torno dessa causa, que é idônea, verdadeira e que demanda atenção das autoridades.

O Objetivo da AACC Pequenos Corações é de fortalecerem esse movimento, no sentido de amenizar a dor e melhorar as condições de diagnóstico, atendimento e tratamento, anualmente, de perto de 25 mil neonatos. Essa data será de fundamental importância para divulgarmos a cardiopatia, resultando em diagnóstico precoce melhorado, em recursos adicionais de apoio e serviços educacionais, de investigação científica e do acesso à qualidade do atendimento a nossas crianças e adultos.

Algumas cidades já propuseram o mesmo Projeto de Lei como a cidade de São Paulo, Juiz de Fora (MG), Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Vargem Grande (MT), Bauru (SP), entre outras, e gostaríamos muito que Maringá fosse uma das cidades a apoiar a essa causa.

Etiquetas:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: