Bruno passou bravamente por duas cirurgias

Bruno passou bravamente por duas cirurgias (Clique no título)

por Flávia e Cláudio, pais de Bruno Almeida Melo

03 de maio, 2006

DO PARTO À INCUBADORA, DO APERTO NO CORAÇÃO AOS MESESDE ESPERA E, CINCO ANOS DEPOIS, A CERTEZA DA CURA A MINHA HISTÓRIA COMEÇA COM um ano de muitas tentativas para engravidar. Eu não ovulava. A confirmação só veio em janeiro de 2000, mas já de início tive complicações. Com um mês aconteceu o primeiro sangramento. Surpresa: era uma gravidez gemelar (duas placentas e apenas um feto). Fiquei de repouso quatro meses. Tudo ia bem até que no sexto mês veio outro sangramento, eu estava com três dedos de dilatação. Do sétimo para o oitavo mês, fui para o hospital, e o parto de cesárea foi feito às pressas. Assim que meu bebê nasceu, o pediatra saiu correndo com ele da sala e, claro, pensei que estivesse “morto”. Depois de uns cinco minutos, a pediatra voltou com ele e, de longe, me informou o peso: 2,365 quilos e 44 centímetros. Percebi que ele estava meio roxo, perguntei se estava bem e ela me disse que depois conversaríamos. Tive a certeza de que a minha intuição estava certa. No dia seguinte, a pediatra e meu marido vieram com a bomba, meu Bruno tinha atresia de tricúspide, um tipo de sopro no coração. Fiquei estática, e, para completar, veio a notícia ainda pior, ele teria de fazer um cateterismo ainda naquele dia, dependia do exame para sobreviver. Desabei, queria gritar ao mundo para poder expressar o tamanho da minha dor. Cheguei à incubadora da UTI e, assim que acariciei a sua mãozinha, ele agarrou o meu dedo com força, pedindo ajuda. Sabíamos que ele poderia nem resistir ao exame. Foram os piores 40 minutos da minha vida. Por fim, o cardiologista anunciou o sucesso. Lá se foram mais 13 dias de UTI. Só no décimo dia é que coloquei Bruno em meus braços. Um tempo incrível para uma mãe. Após a alta, procuramos o Incor. Nos explicaram que ele teria de ser operado. A primeira cirurgia, prevista para ser feita com 1 ano e 6 meses, por uma obra do destino, foi antecipada. O Bruno teve uma crise de falta de oxigênio. Os médicos o internaram imediatamente e resolveram operá-lo em cinco dias. No dia da cirurgia a sensação era péssima. Depois de seis horas de espera, chegou a notícia de que ele estava bem. Nossa, que alívio. No oitavo dia de pós-operatório, teve alta. Sua recuperação foi maravilhosa. Ele ainda precisou fazer outra cirurgia por volta dos 4 anos. Cirurgia de Fontan. Essa judiou do meu filho. Foram oito horas de espera e quando pudemos enfim ir até a UTI, ele estava com três drenos e completamente inchado, (ao contrário da primeira). Desta vez, não conseguimos conter as lágrimas diante dele. Foram mais oito dias de UTI e mais dez se recuperando. Hoje, com 5 anos, é uma criança incrível, ativa, que sabe dos seus limites. E sabe da alegria de viver. O QUE É ATRESIA TRICÚSPIDE? É a ausência de comunicação entre o átrio e o ventrículo pela má-formação da válvula tricúspide. Como o coração do feto depende do fluxo de sangue normal, a falta da corrente sanguínea dentro do ventrículo direito determina sua “atrofia” durante a vida intrauterina. Quando o bebê nasce, só o ventrículo esquerdo está funcionando. O tratamento cirúrgico consiste no desvio do retorno do sangue venoso diretamente para os pulmões, dispensando o bombeamento do lado direito do coração. Assim, o lado esquerdo, que recebia sangue das duas circulações, pulmonar (oxigenado) e corporal (não oxigenado), agora irá manusear apenas o sangue oxigenado para o organismo. A cirurgia é feita em duas etapas. A primeira, por volta dos 5 meses, consiste no redirecionamento do sangue da veia cava superior para os pulmões, chamada de Glenn bidirecional. A segunda etapa, chamada de Fontan, consiste no desvio do retorno do sangue da veia cava inferior para os pulmões, geralmente realizada após os 2 anos de idade.

CONSULTORIA Dr. Renato Assad, cirurgião do Hospital Samaritano e do Instituto do Coração (Incor), pai de Roberta e Rodolfo, realizou a operação do Bruno. Tel. (11) 3069-5089, rsassad@cardiol.br

Fonte:http://revistapaisefilhos.terra.com.br/htdocs/index.php?id_pg=121&id_txt=86

Etiquetas:

10 thoughts on “Bruno passou bravamente por duas cirurgias

  1. eduardo oliveira 11 de Janeiro de 2011 às 20:11 Reply

    olá..
    primeiramente, obrigado pelo relato…estamos passando por situçaõ semelhante com nosso bebe, a isabela…
    estamos com 30 semanas de gestação e ja sabemos da atresia tricuspide e possiveis consequenciaas…
    me alivia muito saber que seu bebe passou por tudo isto e reagiu e continua sua vida trazendo alegria pra voces…
    é tudo que mais queremos…
    com muita fé em Deus, sei que ela vai conseguir …estamos esperando e prontos pra recebe-la..
    obrigado
    eduardo e tatiana e isabela

  2. Ana 30 de Abril de 2011 às 23:42 Reply

    olá..
    primeiramente, obrigado pelo relato…estamos passando por situçaõ semelhante com a nossa filha Eduarda ,ela fez o Glenn com 7 meses ,e essa semana 25.04.11 foi o cateterismo e realizou o estent o Dr. falou q com 5 anos vai passar por outro cateterismo q entendi pra troca o estent e +adiante o fontan .agradeço por puplicarem a historia do Bruno assim podemos nos preparar .bjinhosss no Bruno e um forte abraço aos pais

    Ana Paula e Eduarda

  3. SAMARA 27 de Agosto de 2011 às 0:20 Reply

    NOSSA EU TBM ESTOU PASSANDO POR ISSO MINHA FILHA SÂMARA TBM FEZ O GLENN E AGORA TEM Q FAZER A FONTAN EU ESTOU COM MUITO MEDO BJS NO BRUNO E NA EDUARDA

    • Viviane Prado 29 de Agosto de 2011 às 19:19 Reply

      Oi Samara,

      Pois é, estes são alguns exemploes que encontrei na internet quando buscava informaçãoes. Agora minha Maria tambem já passou pelo Gleen e estamos nos preparando para o Fontan, confiantes em Deus de que vai dar tudo certo
      Um grande beijo.
      Mantenha contato!

  4. Luciene Ferreira 6 de Setembro de 2011 às 1:52 Reply

    Oi boa noite Flávia e Cláudio vcs são abençoados por Deus porque a minha história é quase parecida com a de vcs o meu filho Cleyton hoje com 11anos de vida também tem o mesmo problema do seu filho Bruno mais o meu filho fez o Glenn com 5 meses e com 8 meses fez um cateterismo e depois que ele fez essas etapa ficamos só no tratamento mais já fique muitas vezes enternada com ele,e só nesse ano depois de muitas lutas ele fez o segundo cateterismo foi um sucessoe já estar marcado a segunda serugia pois o caso do meu filho também é de transplande mais eu confio muito em Deus que vai dar tudo certo alias já deu tudo certo é só etr fé eu não sei si seu filho tem é Atrezia tricúspide civ pois do meu filho é esse mais tenha fé que Deus é com vcs um forte abraço pra vc Flavia e Cláudio eu me chamo Luciene de São Gonçalo do estado do Rio de janeiro

  5. maria aparecida dos santos 13 de Dezembro de 2011 às 4:11 Reply

    ola flavia e claudio,meu nome e cidinha ,sou do interior de sao paulo ,uma cidade chamada patrocinio paulista,foi la que realizei meu maior sonho ,mas tambem foi la que senti meu maior medo ,no dia 23 de agosto de 2011 nasceu meu anjinho HUGO GABRIEL tres dias depois soube que ele tinha um sopro ,os medicos de la disseram para não me preocupar pq não era nada grave,mas logo descbri que era gravissimo e que poderia perder meu menino,fomos encaminhados para o HC de ribeirão preto ,mas o hospital estava de greve,foi angustiante espera,ai fomos procurar ajuda em sao jose do rio preto ,graças a DEUS conseguimos no dia 10 de novembro de 2011,com 2 meses de vida ele fez a cirurgia de glen,deu tudo certo ,mas dias depois teve uma complicação no diafragma e mais uma vez voltou ao centro cirurgico,se recuperou ,mas mais uma complicação apareceu ele teve quilotorax,não sei explicar muito bem ,sei que foi colocado um dreno para drenar a gordura para não acumular no organismo ,ficou varios dias em dieta zero ,passado um mes e dois dias sua recuperação era boa ,saimos da semi uti e fomos para o quarto ,la permaneceriamos por 4 a 6 dias ate irmos pra casa,mas no quarto dia ele teve um derrame pelicardio ,voltou pra uti,foi puncionada ,retirou 100ml de liquido em volta do seu coraçãozinho,mas uma vez ele reagiu bem ,mas no dia seguinte domingo 10-12-2011 ele teve outro derrame ,voltou pra uti ,foi drenado e esta entubado ,quando vi seu depoimento fiquei emocionada e mais confiante ainda ,ele tambem tera que fazer a fontam ,obrigada por vcs me darem mais esperança ,que DEUS abençoe vcs….obrigada,se quiserem entrar em contato para trocarmos experiencias (cidinhaeanderson@hotmail.com)email

    • Viviane Prado 23 de Maio de 2013 às 18:57 Reply

      Olá Cidinha,
      Boa tarde!
      Desculpe a imensa demora em responder, estive ausente do blog por muito tempo, mas estou retomando. Gostaria de saber como estão. A Maria também teve quilotorax e ficou com dreno durante uma semana a mais do previsto na ultima cirurgia.Mande notícias se possível.
      Um grande abraço.

  6. maria aparecida dos santos 13 de Dezembro de 2011 às 4:16 Reply

    me desculpem o texto e que quando vi seu depoimento nao aguentei e quis te contar td,ainda mais que nesse momento não posso ficar ao lado do meu HUGUINHO,parece me faltar um pedaço…obrigada mais uma vez

  7. Patricia Heinzelmann 22 de Maio de 2013 às 17:03 Reply

    Olá,minha filha Thamy,fez a cirurgia de blaylok,glen e esta semana fará o fontan,ela tem 10 anos,estamos muito confiantes.Minha luta tem sido muito grande,mais Thamy tem uma enorme vontade de viver.Já passou por 4 cateterismos,e estamos certos que Deus mais uma vez,estará presente!Me considero muito especial,pois Deus me escolheu para ser a mãe dela.Estamos de malas prontas para irmos ao hospital de Cardiologia de Laranjeiras,Orem por minha filha,e para vc mamãe,que acabou de descobrir que seu bebê é cardiopata,nunca desista dele,pois são especiais.Fiquem com Deus e boa sorte a todos!

    • Viviane Prado 23 de Maio de 2013 às 18:59 Reply

      Olá Patricia,
      Nosso blog esteve abandonado um pouco, mas agora estamos de volta. Gostaríamos de notícias suas.
      Abraços

Deixe uma Resposta

